Pes Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Historia do S.C. Braga

Ir para baixo

Historia do S.C. Braga Empty Historia do S.C. Braga

Mensagem  de Martins Dom Fev 07, 2010 5:04 pm

SPORTING CLUBE BRAGA

Historia do S.C. Braga 2istm5i

O Sporting Clube de Braga, frequentemente tratado por apenas Sporting de Braga ou Braga, é uma equipa de futebol da cidade de Braga, em Portugal. Atualmente milita na Primeira Liga.
O Sporting de Braga é hoje um clube de referência nacional. A classificação repetida no 4º posto do campeonato português nas últimas épocas, bem como a presença assídua na Taça UEFA com resultados meritórios e a conquista da Taça Intertoto tem trazido a equipa para um nível competitivo muito elevado. Trata-se do clube português que nos últimos anos mais tem crescido.
A sua inserção numa região economicamente dinâmica, com população muito jovem e em forte crescimento demográfico, auferem ao clube uma margem ímpar de progressão, que os seus dirigentes pretendem capitalizar, de forma que o clube combata a hegemonia dos três principais clubes portugueses (Porto, Benfica e Sporting).

O Clube

Os bracarenses, como são chamados os adeptos da equipa, foram considerados dos adeptos mais vibrantes do Mundo segundo a lista elaborada em 2007 pela revista britânica UKFootball, ficando em 5.º lugar.
O clube foi fundado em 19 de Janeiro de 1921 por um grupo de jovens, na sua maioria estudantes, de onde se destacaram Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes, (que viria a ser o primeiro presidente) e ainda Joaquim de Oliveira Costa. Nesta data foram também criados os primeiros estatutos do Sporting clube de Braga.
O SC Braga tem como um dos momentos mais marcantes na sua história a conquista da Taça de Portugal em 1966. Mais recentemente, a participação nas competições europeias, mais propriamente na Taça UEFA, tem sido regular, bem como as boas classificação na Liga Portuguesa, sendo que na época 2004/05 esteve várias vezes na liderança do mesmo. Na época 2008/09 tornou-se a 1ªa equipa não pertencente aos três grandes a ganhar uma competição europeia, a Taça Intertoto. A seguir aos 3 maiores clubes de Portugal (Porto, Benfica e Sporting), o SC Braga é o clube que há mais anos permanece de forma ininterrupta na principal Liga de Futebol português. Hoje, o SC Braga é um clube ecléctico e uma forte referência nacional, não só no futebol, mas em outros desportos como são exemplo a natação e o atletismo.
O primeiro campo de futebol da cidade de Braga foi "as GOLADAS", seguindo-se o Campo da Ponte. Em 1950 foi inaugurado, ao lado daquele, o Estádio 28 de Maio, rebaptizado de "1º de Maio" com a revolução de Abril de 1974. Em Dezembro de 2003 surgiu o agora denominado Estádio Municipal de Braga, construído para ser utilizado no Euro 2004. Este estádio é hoje considerado um dos mais belos do mundo, tendo sido atribuído ao seu arquitecto, Eduardo Souto Moura, o Prémio Secil de Arquitectura 2004, por esta bela e arrojada obra.
Tem como principal rival o Vitória de Guimarães, seu "vizinho" de cidade. É um clube no entanto com boas relações com o FC Porto e Gil Vicente dos quais tem vindo a estabelecer vários acordos para cedências de jogadores bem como transacções.

PaPalmarés

Vencedor da Taça Intertoto[2], 2008 - 2009
Vencedor da Taça de Portugal: 1965-1966
Campeonato 2ª divisão: 1946-1947, 1963-1964

EEstádio

O Estádio AXA[1] ou Estádio Municipal de Braga, conhecido por "A Pedreira", afirma-se como uma mais-valia para o concelho, valorizando a cidade e a região. Projectado pelo Arquitecto português Eduardo Souto Moura e pelo Engenheiro português Rui Furtado (da empresa afaconsult), é uma obra de particular beleza, enquanto peça de arquitectura e de invulgar engenharia «uma grande obra de arte», que vem dar corpo ao Parque Urbano implantado na encosta do Monte Castro, na periferia da área urbana de Braga virado para o vale do Rio Cávado. O estádio é actualmente utilizado pelo Sporting Clube de Braga.

Historia do S.C. Braga 10o1qis
de Martins
de Martins

Mensagens : 21
Data de inscrição : 03/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos