João Vieira Pinto 1993/1994

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

João Vieira Pinto 1993/1994

Mensagem  Maestro em Qui Jul 15, 2010 4:58 pm



Name: João V. Pinto
Club: SL Benfica
Number: 8
Position: SS*, AMF
Nationality: Portuguese _por
Age: 24 (xx-yy-1986)

Foot: R
Side: B

Length: 171
Weight: 64

Attack: 85
Defence: 44
Balance: 70
Stamina: 83
Top Speed: 82
Acceleration: 87
Response: 86
Agility: 90
Dribble Accuracy: 88
Dribble Speed: 88
Short Pass Accuracy: 83
Short Pass Speed: 75
Long Pass Accuracy: 82
Long Pass Speed: 76
Shot Accuracy: 81
Shot Power: 79
Shot Technique: 83
Free Kick Accuracy: 70
Curling: 77
Header: 88
Jump: 86
Technique: 88
Aggression: 85
Mentality: 80
Keeper Skills: 50
Team Work: 80

Injury Tolerance: A
Condition/Fitness: 5
Weak Foot Accuracy: 6
Weak Foot Frequency: 5

S01 - Reaction
S02 - Passer
S06 - Outside curve
S08 - Slide Tackle
S14 - Quick Turn
S15 - Shoulder Feint Skills
Dribbling
Middle shooting



João Pinto, o grande artista, o menino de ouro. Pequeno e frágil mas dono de um talento inquestionável e uma raça contagiante, serpenteava entre os defesas. Desde cedo mostrou uma inteligência e conhecimento do jogo fora do normal, uma agilidade brutal, capacidade de liderança e um jogo de cabeça pouco normal para um jogador da sua estatura.
Com apenas 17 anos, em 1989, sagrou-se campeão mundial de juniores, título que repetiu em 1991, já como capitão da selecção nacional. Pelo meio, uma transferência do Águias da Areosa para o Boavista e uma experiência mal sucedida no Atlético Madrileño, apesar do apoio de Paulo Futre. Quando regressou ao Boavista, no Verão de 1991, estava um homem feito, casado e pai de um filho. Nessa época, venceu a Taça de Portugal ao FC Porto e transferiu--se para o Benfica (500 mil contos), após acérrima disputa com o Sporting. Voltaria a levantar a Taça no ano seguinte num fantástico 5-2 ao Boavista, com um golo da sua autoria onde o grande Rui Costa foi preterido e relegado para o banco tal era o valor deste pequeno grande jogador. A época de 1993-94 foi decidida por ele num célebre clássico com o Sporting, em Alvalade - 6-3, com hat trick do JVP, em que o jornal "A Bola" dá nota máxima (10) pela primeira vez.

João Pinto herdou a braçadeira de capitão de António Veloso, após este ter-se retirado do futebol em 1995, mas não viria a conseguir ganhar outro campeonato. Alguns consideraram que teve uma baixa de qualidade derivado a má gestão do clube encarnado em 1995, mas seria considerado um talento da selecção nacional, juntamente com jogadores como Luís Figo e Rui Costa. Como muita gente diz, naquela altura o Benfica era João Pinto, Preud'Homme e mais tarde Poborsky.

Seis épocas e dois presidentes depois, a surpreendente dispensa, nas vésperas do Euro-2000, por sugestão do presidente Vale e Azevedo (que cobrava 20 golos por época ao avançado) e posterior consentimento do técnico alemão Jupp Heynckes. JVP torna-se assim o único jogador sem clube da competição, onde Portugal atingiria as meias finais do torneio com um golo à "peixinho" contra a Inglaterra, num gesto técnico em que era especialista. Para trás ficaram oito épocas de vermelho, cinco delas como capitão. Optou pelo rival Sporting, mas continuou no coração dos benfiquistas que choraram a sua saída, anunciada numa conferência de imprensa no dia 5 de Maio de 2000, no Hotel Radisson, em Lisboa.

O primeiro da Geração de Ouro Portuguesa, deixou a sensação de ter passado ao lado de uma carreira muito mais grandiosa, pois caso tivesse tentado nova aventura no estrangeiro seria muito mais reconhecido, havendo quem defenda a teoria que poderia ter sido melhor que Luis Figo, pois antes deste, e do maestro Rui Costa, no mundo do futebol, já brilhava João Pinto, o pai e Grande Artista do Sporting, e o Menino de Ouro do Benfica.
avatar
Maestro
Admin

Mensagens : 128
Data de inscrição : 02/02/2010

http://pesportugal.forumotion.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum